Agosto Dourado: Secretaria Municipal de Saúde de Lago dos Rodrigues, conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com o apoio da Prefeitura Municipal de Lago dos Rodrigues, promove, durante todo o mês de agosto, ações com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa integra as atividades do Agosto Dourado, que tem a intenção de intensificar as ações de sensibilização e de incentivo à amamentação.

Hoje 16 de Agosto dia da Gestante, foi realizada uma palestra preventiva para as gestantes, no Centro de Saúde Pedro Paulo Cortês, com entrega de brindes e muita diversão.

O oitavo mês do calendário simboliza uma luta importante para os primeiros anos de vida de um bebê. O Ministério da Saúde escolheu a data para celebrar a campanha “Agosto Dourado” em incentivo à amamentação. O dourado representa o “padrão ouro de qualidade” do leite materno, que é de extrema importância para vida das crianças.

Este ano, a campanha tem como tema “Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro!”. De acordo com o Secretário de Saúde, João Neto Rolim, o objetivo é enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

A ação tem o total apoio do Prefeito Edijacir Leite e da Primeira Dama Vânia Ramos Leite, que abraçam a causa, e dão o maior incentivo possível a essa classe de grande importância, que é a de gestantes.

Estiveram no evento, o Secretário Municipal de Saúde, João Rolim, médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de saúde, entre outros.

AGOSTO DOURADO

Agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada alude ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para a mãe e para a criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança.

ASCOM – Assessoria Municipal de Comunicão

Victor