Agosto Dourado: Secretaria Municipal de Saúde de Lago dos Rodrigues, conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com o apoio da Prefeitura Municipal de Lago dos Rodrigues, promove, durante todo o mês de agosto, ações com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa integra as atividades do Agosto Dourado, que tem a intenção de intensificar as ações de sensibilização e de incentivo à amamentação.

Hoje 16 de Agosto dia da Gestante, foi realizada uma palestra preventiva para as gestantes, no Centro de Saúde Pedro Paulo Cortês, com entrega de brindes e muita diversão.

O oitavo mês do calendário simboliza uma luta importante para os primeiros anos de vida de um bebê. O Ministério da Saúde escolheu a data para celebrar a campanha “Agosto Dourado” em incentivo à amamentação. O dourado representa o “padrão ouro de qualidade” do leite materno, que é de extrema importância para vida das crianças.

Este ano, a campanha tem como tema “Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro!”. De acordo com o Secretário de Saúde, João Neto Rolim, o objetivo é enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

A ação tem o total apoio do Prefeito Edijacir Leite e da Primeira Dama Vânia Ramos Leite, que abraçam a causa, e dão o maior incentivo possível a essa classe de grande importância, que é a de gestantes.

Estiveram no evento, o Secretário Municipal de Saúde, João Rolim, médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de saúde, entre outros.

AGOSTO DOURADO

Agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada alude ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, que traz benefícios para a mãe e para a criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança.

ASCOM – Assessoria Municipal de Comunicão

Victor

Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support