PREFEITO EDIJACIR LEITE COMPRA 400 TESTE RÁPIDOS PARA DIAGNÓSTICO DO CORONAVÍRUS

A Prefeitura Municipal de Lago dos Rodrigues/MA, adquiriu de forma imediata 400 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.

“A realização da testagem rápida permitirá a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Países como Coréia do Sul e Cingapura que adotaram essa estratégia tiveram resultados muito bons. Nossa expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica na cidade”, disse o prefeito Edijacir Leite.

MAIS INFORMAÇÕES:

O teste rápido de COVID-19 é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa pelo corpo humano contra o SARS-CoV-2 após o contato com vírus, por meio da coleta de uma gota de sangue. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização.

A PARTIR DE QUANDO EU POSSO FAZER O TESTE RÁPIDO DO CORONAVÍRUS?

O ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia.

Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus. Por isso, o teste acaba não sendo indicado para detectar a doença precocemente já que, quando ele for capaz de oferecer um diagnóstico positivo, o paciente já estará com os sintomas há algum tempo.

Importante: se o exame for feito antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada. Assim, ele é recomendado apenas quando a pessoa notar o aparecimento de sintomas de infecção respiratória.

ASCOM – Assessoria Municipal de Coomunicação de Lago dos Rodrigues